Curso: Representação e Diferença na Filosofia





Aula em 05/02: Platão e o nascimento da representação


A influência de Sócrates: a busca da verdade, da unidade e da essência das virtudes particulares. A oposição aos sofistas: episteme vs doxa. Além do socratismo: a doutrina das Idéias. Divisão entre inteligível e sensível, modelo e reprodução, original e cópia, essência e aparência. A divisão do mundo sensível: as cópias-ícones e os simulacros-fantasmas. A cidade ideal, o rei-filósofo e a contemplação da Idéia do Bem: o mito da caverna.


 

Aula em 12/02: Nietzsche e a crítica radical da representação


Os valores como sintomas de afirmação ou de negação do mundo imanente. Ressentimento, vontade de verdade, transcendência e moral: o niilismo na filosofia. O eterno retorno da diferença como subversão da identidade. A vida como invenção de si, sem submeter-se à representação: a redenção do passado e a criação do futuro.



Aula em 19/02: Spinoza e o Deus imanente


A oposição a qualquer analogia da criatura com o criador: a crítica ao Deus teológico. Deus ou Natureza como causa de si e de tudo que existe. A mente humana como potência de conhecer o Deus imanente - o conhecimento adequado não está dado, mas é produzido através das maneiras de viver. O homem livre como produtor de si, como causa ativa das suas modificações. A experiência da eternidade em vida como oposição à noção da imortalidade da alma além da vida.  




Aula em 26/02: Deleuze & Guattari e o inconsciente produtivo


A crítica à concepção psicanalítica do inconsciente como representação: complexo de Édipo, neurotização, captura do desejo. A produção molecular do inconsciente: desejo, agenciamento, linha de fuga, desterritorialização, criação do corpo sem órgãos. Devires e experiência do caos.


O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar. As aulas serão gravadas e os áudios serão disponibilizados aos participantes.



Início: 05 de Fevereiro de 2011
Horário: aos sábados, das 15h às 17h30
Duração: 4 aulas
Valor : R$ 140,00
Endereço: Av. Ipiranga 200 (Ed. Copan), República, São Paulo - SP - ver mapa

Inscrições: envie um e-mail para amaureks@gmail.com informando nome completo, e-mail, telefone e nome do curso que deseja participar. O pagamento é feito no local do curso.