A filosofia de Spinoza





Como combate a todo modo de viver que nega o corpo – e as paixões –, Spinoza nos diz que a liberdade não está em outro mundo, mas neste mundo mesmo. Viver de modo livre consiste, basicamente, na efetuação da capacidade que a  mente possui para regular e refrear as paixões. A potência do intelecto corresponde à liberdade humana. Portanto, segundo Spinoza, o remédio para as paixões não está na crença em um mundo transcendente ou em algum salvador, mas sim na potência que a mente tem para compreender adequadamente a natureza, aliando-se a ela. Como há uma capacidade real da nossa mente para conhecer e ordenar as afecções do corpo, ao efetuarmos isso, ficamos alegres com a nossa própria potência.


Programa:

Aula 1: Natureza naturante e natureza naturada. Modos infinitos e modos finitos. Corpos simples e corpos compostos.

Aula 2: Afecção e afeto. A mente humana como idéia das afecções do corpo. Imagem, imaginação e memória.

Aula 3: O primeiro gênero de conhecimento, as noções universais e as dicotomias que surgem através da imaginação (bem e mal, belo e feio, ordem e confusão, entre outras). As ilusões da consciência. A produção dos afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio, inveja, ciúme, esperança, medo, melancolia, entre outros.

Aula 4: A servidão humana e a força das paixões. Virtude e impotência. A distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis.

Aula 5: O segundo gênero de conhecimento, as noções comuns e a razão spinozista.

Aula 6: A produção dos afetos-ações de alegria e de desejo. O homem livre e a sua firmeza e generosidade.

Aula 7: A mente que é ativa padece menos dos afetos de tristeza. O amor à natureza relacionado às afecções do corpo.

Aula 8: O terceiro gênero de conhecimento, a intuição, a produção de si, a experiência da eternidade. O amor à natureza relacionado à mente.


O curso é destinado a universitários, pós-graduandos, profissionais de diferentes áreas e interessados em geral. Não é necessário ter formação em filosofia para participar. Os alunos do curso terão acesso exclusivo aos áudios e vídeos de todas as aulas e plantão de dúvidas através de e-mail.


Início: Segunda-feira, 17 de Outubro de 2011
Duração: 8 aulas, de 17/10 a 12/12
Horário: às segundas-feiras, das 20hs às 22hs
Valor: 2x de R$ 150,00
Endereço: Espaço Mundo Pensante. Rua Afonso de Freitas, 367 (próx. ao Metrô Paraíso), Paraíso, São Paulo

INSCRIÇÕES AQUI

O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas! 




Exibir mapa ampliado