Consciência, linguagem e a crítica dos valores em Nietzsche, início em 16/01/2012





Segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), a consciência no homem surgiu pela necessidade de comunicação, caminhando, então, lado a lado com a linguagem – queremos, pensamos, agimos e sentimos sempre de modo contínuo, sempre de modo inconsciente. Como a consciência está diretamente relacionada à necessidade de comunicação, os signos de comunicação apenas passam a expressar o pensamento, ou melhor, um fragmento deste, que tornou-se consciente. A crença na busca pela verdade, que constitui a metafísica racional e os valores dominantes na nossa época, é sustentada pela ordem do mundo através da consciência e da linguagem, o que mantém a potência de criação do homem aprisionada. Reduzido ao uso gregário da consciência e da linguagem, o homem se mantém separado da potência de criar valores. Como alternativa à vulgarização crescente do homem em rebanho, Nietzsche não dissocia o uso da linguagem por meio de uma experiência estética, através das forças do corpo, dos afetos e, também, da experiência do tempo, do silêncio e da mudança.

O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar. Os alunos do curso terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.


Programa:

Aula 1, em 16/01:
A origem da consciência e da linguagem.
Palavra e verdade: a ilusão da verdade como condição para a vida gregária.

Aula 2, em 23/01:
Sócrates, Platão e o nascimento da razão na filosofia: a crença na busca pela verdade.

Aula 3, em 30/01:
A moral do homem do ressentimento na ciência, na filosofia e na religião.

Aula 4, em 06/02:
A arte como alternativa à crença na verdade. O uso estético da linguagem e a criação de valores.


Início: segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012
Duração: 4 aulas, de 16/01 a 06/02
Horário: às segundas, das 20hs às 22hs
Valor: R$ 150,00
Endereço: Espaço Mundo Pensante
Rua Afonso de Freitas 367 (próx. ao metrô Paraíso), 
Paraíso, São Paulo - SP


Inscrições:

Envie um e-mail para amaureks@gmail.com e informe nome, e-mail e telefone. 
O pagamento é feito na primeira aula, diretamente com o professor.
Vagas limitadas!
Informações: (11) 5082-2657



Exibir mapa ampliado


Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. Ministrou palestras na Unesp, Universidade Mackenzie, Instituto Sedes Sapientiae e outras instituições. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Também faz experimentações audiovisuais filosófico-poéticas, através de videoaforismos.

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.