A Ética de Spinoza, início em 07/08/13, às 20h




Como combate a todo modo de viver que nega o corpo e as paixões, o filósofo Benedictus de Spinoza afirma que a liberdade não está em outro mundo, mas neste mundo que vivemos. Viver de modo livre consiste, basicamente, na efetuação da capacidade que a mente possui para regular e refrear as paixões através de um conhecimento adequado de Deus ou da Natureza. Ao contrário da teologia, Spinoza afirma que Deus é uma substância imanente a tudo que existe, de modo que algo existente exprime necessariamente a potência de Deus ou da Natureza, isto é, Deus não é um criador transcendente, mas sim um produtor imanente de tudo que existe. Portanto, o remédio para as paixões não está na crença em um mundo transcendente ou em algum salvador, mas sim no conhecimento da Natureza. Como há uma capacidade real da nossa mente para conhecer e ordenar as afecções do corpo, ao efetuarmos isso, ficamos alegres com a nossa própria potência de agir e de pensar.

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
- Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados da obra Ética.


PROGRAMA

AGOSTO: Distinção entre natureza naturante e natureza naturada: os atributos da Natureza e seus respectivos modos (infinitos e finitos). A relação entre mente e corpo. 

SETEMBRO: O primeiro gênero de conhecimento: as noções universais e as dicotomias que surgem através da imaginação (bem e mal, belo e feio, ordem e confusão, entre outras). O segundo gênero de conhecimento e as noções comuns. O terceiro gênero de conhecimento e a intuição da essência de Deus ou da Natureza. 

OUTUBRO: A produção dos afetos-paixões de desejo, alegria, tristeza, amor, ódio e outros. A distinção entre afetos-paixões nocivos e úteis. A produção dos afetos-ações de alegria (satisfação consigo mesmo) e de desejo (firmeza e generosidade). 

NOVEMBRO E DEZEMBRO: A força da mente ativa sobre os afetos-paixões. A distinção entre o amor à Natureza relacionado às afecções do corpo e o amor à Natureza relacionado à mente. Intuição e experiência da eternidade. 


Início: quarta-feira, 07 de Agosto de 2013
Duração: 18 aulas, de 07/08 a 11/12
Horário: às quartas, das 20h às 22h
Valor: R$ 150,00 mensais (Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro)
Endereço: Rua Costa Carvalho 93, casa 4 (próx. ao metrô Faria Lima), Pinheiros, São Paulo
VEJA O MAPA


Inscrições:
Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. 
O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula.
Vagas limitadas.



Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae).

Livros e artigos para download, cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com

Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.