Nietzsche - Assim falou Zaratustra, início em 11/02, às 20h



A obra mais importante do filósofo Friedrich Nietzsche, Assim falou Zaratustra, tem como concepção básica o pensamento do eterno retorno como condição essencial para que o homem realize a redenção do passado, eliminando o modo ressentido, culpado e niilista de viver, tornando-se capaz de afirmar a vida e criar novos valores. Nesta obra estão expostos alguns dos principais conceitos da filosofia nietzschiana: a vontade de potência, a morte de Deus, o super-homem, entre outros.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados do livro Assim falou Zaratustra.

PROGRAMA

Aula 1: Das três metamorfoses
Aula 2: Dos desprezadores do corpo 
Aula 3: Do caminho do criador
Aula 4: Da virtude dadivosa
Aula 5: Das tarântulas
Aula 6: Da redenção
Aula 7: A hora mais quieta
Aula 8: Da visão e enigma
Aula 9: Da virtude que apequena
Aula 10: O regresso
Aula 11: O convalescente
Aula 12: O adivinho, os dois reis, a sanguessuga, o feiticeiro e o último papa
Aula 13: O mais feio dos homens, o mendigo voluntário e a sombra
Aulas 14 e 15: Do homem superior
Aula 16: A festa do asno e o sinal

Início: terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014
Duração: 16 aulas, de 11/02 a 10/06
Horário: às terças, das 20h às 22h
Valor: R$ 160,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.
Endereço: Rua Silvia 110, 12º andar (próx. ao Metrô Trianon-Masp), Bela Vista, São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque, dinheiro ou depósito bancário. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.