Desejo e corpo sem órgãos em Deleuze e Guattari, início em 20/03, às 20h




Para Gilles Deleuze e Félix Guattari não existe prazer e objeto que faltariam ao desejo. O desejo produz, e produz o real. O real é o corpo sem órgãos. Somente quando o desejo não produz o corpo sem órgãos é que ele se confunde com a falta de um prazer ou de um objeto. O desejo, segundo Deleuze e Guattari, quer mais conexões e produzir intensidades que preenchem o corpo sem órgãos. Portanto, o corpo sem órgãos não se opõe aos órgãos do corpo (porque é através dos órgãos que as intensidades são produzidas), mas sim ao organismo e às organizações de poder. Para as exigências da reprodução do capitalismo é necessário que os corpos sejam reterritorializados, esmagando as linhas de fuga do desejo. O desejo é reprimido, então, quando os corpos são organizados através dos agenciamentos de poder, impedindo-os de experimentar – somente aí que o desejo, já separado do processo de produção do real, se confunde com a falta e passa a investir na sua própria repressão. Porém, o liame do desejo com a falta é desfeito quando é devolvido a ele a produção do corpo sem órgãos. A retomada desse processo e sua efetuação geram uma alegria ativa que é imanente ao desejo.

- O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
- Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
- Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: A edipianização capitalista e psicanalítica como repressão social do desejo. O inconsciente como produção: as singularidades pré-individuais, as sínteses passivas e o corpo sem órgãos. 
Aula 2: A produção do corpo sem órgãos e seus perpétuos perigos: corpos sem órgãos totalitários e fascistas, corpos sem órgãos vazios e desestratificados. 
Aula 3: As duas dimensões do corpo no plano de consistência: o conjunto das suas partes extensivas sob uma relação (longitude) e o conjunto das suas partes intensivas sob uma capacidade de ser afetado (latitude).
Aula 4: Devir-mulher, devir-criança, devir-animal, devir-imperceptível.

Início: quinta-feira, 20 de Março
Duração: 4 aulas, de 20/03 a 10/04
Horário: às quintas, das 20h às 22h 
Valor: R$ 200,00 (desconto de 10% para pagamento em dinheiro no local do curso ou através de depósito bancário)
Endereço: Instituto Volusiano - Rua Heitor Penteado 1971 (próx. ao Metrô Vila Madalena), São Paulo - VEJA O MAPA

Inscrições: comunicavolusiano@gmail.com ou 3862-8590 / 9 9952-2440. Opções de pagamento: cartão de crédito, dinheiro e depósito bancário. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.