Niilismo e eterno retorno em Nietzsche, início em 05/05/14



Segundo Friedrich Nietzsche, o pensamento do eterno retorno é a condição essencial para que o homem realize a redenção do passado, eliminando o modo ressentido, reativo e niilista de viver, tornando-se capaz de criar o seu próprio futuro. Para o niilista passivo, o “sem-sentido” da existência é ainda um estado de sofrimento, de resignação e de brandura. Mas, através do pensamento do eterno retorno, ele experimenta a emoção necessária que o leva a criar novos valores, operando a destruição do niilismo.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para participar.
* Os alunos terão acesso exclusivo aos áudios de todas as aulas.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.

PROGRAMA

Aula 1: A metamorfose do espírito em "camelo": obediência e reprodução dos valores divinos e humanos. O primeiro estado psicológico do niilismo como ordenação moral-transcendente-divina do mundo. Crítica ao platonismo e ao cristianismo.
Aula 2: A exigência nietzschiana por uma crítica dos valores morais, ou seja, de colocar em questão o valor dos valores morais. A relação entre fisiologia e valor moral. O ressentimento como memória das marcas.
Aula 3: O ressentimento como espírito de vingança e a inversão dos valores no ocidente. O sacerdote-pastor (judaico e cristão), o homem-rebanho e o ideal ascético: a aliança entre os homens do ressentimento. A má consciência como interiorização das forças ativas e também como reprodução do sentimento de culpa pela moral cristã. 
Aula 4: O segundo estado psicológico do niilismo como ordenação moral-transcendente-humana do mundo: a reação aos valores divinos (a morte de Deus) e a instituição de valores humanos. Crítica ao kantismo e à ciência moderna.
Aula 5: As medicações sacerdotais para combater a depressão e a degeneração psicofisiológica do homem niilista. A crise dos valores humanos e o terceiro estado psicológico do niilismo: a ausência de sentido e de valor. Schopenhauer e o "budismo europeu".
Aula 6: A metamorfose do espírito em "leão": no niilismo ativo a vontade de potência opera a redenção do passado e torna-se criadora (transmutação da vontade do nada para a vontade que afirma a vida). A metamorfose do espírito em "criança": do sem-sentido da existência para a criação de sentido; da ausência de valores morais para a criação de valores singulares.
Aula 7: Comunicação gregária, desânimo, esgotamento e eterno retorno do "mesmo". Linguagem dos afetos, coragem, abundância e eterno retorno da "diferença". O caminho do criador: solidão, silêncio e dissolução da identidade gregária por meio do pensamento do eterno retorno.
Aula 8: O amor ao eterno retorno: o mundo sem origem e finalidade como vontade de potência que não se esgota, como eterno devir e criação de si mesmo. O além-do-homem como sentido da afirmação da vida.

Início: segunda-feira, 05 de Maio de 2014
Duração: 8 aulas, de 05/05 a 23/06
Horário: às segundas, das 20h às 22h
Valor: 2 parcelas de R$ 160,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio 825 (próx. ao Metrô Brigadeiro), Bixiga, São Paulo
VEJA O MAPA

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. O pagamento da segunda parcela é feito na quinta aula (02/06). Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros "Introdução à Filosofia de Spinoza" (Editora Quebra Nozes) e "Introdução à Filosofia de Nietzsche" (Editora Yellow Cat Books). É também autor dos artigos "Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa", "Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche" (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e "Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido" (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Livros e artigos para download, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com. Acompanhe também pelo Facebook e Twitter.