Duração, memória e criação em Bergson, início em 02/05/16, às 20h



Segundo Henri Bergson, o mau uso da invenção mecânica se encontra na tentativa de satisfazer as nossas necessidades de prazer, luxo e riqueza. Se “a mística chama a mecânica” é porque um outro uso das inovações tecnológicas nos liberta das necessidades superficiais ao desenvolvermos cada vez mais a intuição da duração e ampliarmos a nossa liberdade para criar. Para Bergson, somente agimos livremente quando retomamos a posse de nós mesmos na pura duração. Portanto, uma humanidade superior à humanidade atual é aquela em que a inteligência e a intuição são plenamente desenvolvidas.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Haverá declaração de participação no curso.

PROGRAMA

Aula 1: A percepção como seleção de imagens. A conservação do passado e o auxílio mútuo entre o hábito e a memória.
Aula 2: A duração como mudança qualitativa contínua. O reconhecimento habitual e o reconhecimento atento das imagens.  
Aula 3: A superação do dualismo matéria-espírito. O impulso vital e a distinção entre inteligência, instinto e intuição.
Aula 4: A emoção criadora e o esforço de invenção. Moral fechada, moral aberta, religião estática e religião dinâmica. Mística e mecânica.

_______________________

Início: segunda-feira, 02 de Maio
Duração: 4 aulas, às segundas, de 02/05 a 23/05
Horário: das 20h às 22h
Valor: R$ 180,00
Endereço: Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bela Vista (próx. ao Metrô Brigadeiro), São Paulo 

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pelo site do Sympla. Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui

Evento no Facebook

________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor dos livros Singularidades Criadoras (Editora Sapere), Introdução à Filosofia de Spinoza e Introdução à Filosofia de Nietzsche. É também autor dos artigos Mente, corpo, imaginação e memória em Espinosa, Culpa, ressentimento e a inversão dos valores em Nietzsche (ambos publicados pela revista Filosofia, da Editora Escala) e Corpo e pensamento: a invenção de outro sentido (publicado pela Revista Reichiana, do Instituto Sedes Sapientiae). Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com.