ONLINE AO VIVO: Deleuze & Guattari - O Anti-Édipo, início em 09/06/16, às 20h30



*** A PRIMEIRA AULA É GRATUITA ***

Envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe que deseja assistir à primeira aula gratuitamente. Não é necessário ter webcam e microfone. Transmissão a partir das 20h30.

Após à primeira aula, quem desejar inscrever-se para o curso completo poderá efetuar o pagamento através das seguintes opções:

- Via depósito bancário (Caixa, Itaú ou Banco do Brasil)
- Via Pagseguro (cartão de crédito, débito online ou boleto). Clique no botão abaixo:




Início: quinta-feira, 09 de Junho de 2016
Valor: R$ 90,00
Duração: 5 aulas, às quintas-feiras, de 09/06 a 07/07
Horário: das 20h30 às 22h

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* A aulas serão transmitidas ao vivo e os vídeos NÃO estarão disponíveis após às aulas.
* Os alunos inscritos para o curso completo receberão os áudios das aulas por e-mail (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos através do chat; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Haverá declaração de participação no curso.

A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, O Anti-Édipo, é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo da produção do inconsciente, ou seja, de um processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização que funciona independentemente de qualquer interpretação. O capitalismo se apropria desse processo para se constituir ao edipianizar e culpabilizar o inconsciente. Portanto, o problema prático da esquizoanálise é desedipianizar o inconsciente e, ao mesmo tempo, devolver ao desejo a produção do corpo sem órgãos.

PROGRAMA

Aula 1: Apresentação geral do curso. A codificação primitiva e a sobrecodificação despótica.
Aula 2:  A axiomatização capitalista.
Aula 3: A edipianização capitalista e psicanalítica (os cinco paralogismos da psicanálise).
Aula 4: A desedipianização do inconsciente. A primeira tarefa positiva da esquizoanálise e a retomada do processo de produção do inconsciente.
Aula 5: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise e a revolução molecular.

_________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com