Deleuze & Guattari - O Anti-Édipo, início em 12/08/16, às 14h



A primeira obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, O Anti-Édipo, é marcada por uma nova teoria do desejo e do inconsciente. Como alternativa à representação psicanalítica do inconsciente (Édipo como dogma), Deleuze e Guattari não dissociam o desejo da produção do inconsciente, ou seja, de um processo esquizofrênico de descodificação e de desterritorialização que funciona independentemente de qualquer interpretação. O capitalismo se apropria desse processo para se constituir ao edipianizar e culpabilizar o inconsciente. Portanto, o problema prático da esquizoanálise é desedipianizar o inconsciente e, ao mesmo tempo, devolver ao desejo a produção e o consumo de intensidades.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas (formato mp3).
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, comentários de trechos selecionados do livro O Anti-Édipo.
* Haverá certificado de participação no curso.

PROGRAMA

Aula 1: A codificação primitiva.
Aula 2: A sobrecodificação despótica.
Aulas 3 e 4: A axiomatização capitalista.
Aula 5: A edipianização capitalista.
Aula 6: A edipianização psicanalítica (os cinco paralogismos da psicanálise).
Aula 7: Neurose, perversão e psicose.  
Aulas 8, 9 e 10: O funcionamento molecular do inconsciente: os objetos parciais, as sínteses passivas, o corpo sem órgãos e o esquizo como sujeito residual e nômade; 
Aulas 11 e 12: A desedipianização do inconsciente e a primeira tarefa positiva da esquizoanálise como retomada do processo de produção do inconsciente.
Aulas 13, 14, 15 e 16: A segunda tarefa positiva da esquizoanálise e a revolução molecular.

Início: sexta-feira, 12 de Agosto
Duração: 16 aulas, às sextas, de 12/08 a 25/11
Horário: das 14h às 16h
Valor: R$ 190,00 mensais (os pagamentos serão realizados nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro). Obs: caso haja desistência durante o curso, não será necessário efetuar o pagamento do valor referente às aulas que restarem para o término do curso.

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento da primeira parcela é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cheque, dinheiro ou depósito bancário. Vagas limitadas.

_________________________

Amauri Ferreira é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Escritos, programação de cursos, vídeos e áudios estão disponíveis em www.amauriferreira.com