Corpo, pensamento e liberdade em Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze, início em 03/07/17, às 20h


O controle do tempo, a captura da capacidade do corpo de afetar e de ser afetado e o excesso de comunicação são alguns traços marcantes da produção de subjetividade contemporânea. Por meio de alguns conceitos dos filósofos Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze, iremos destacar a importância ética e política da experiência de uma outra relação com o tempo, o corpo e o pensamento.

* O curso é destinado a interessados em geral e não é necessário ter conhecimento prévio para se inscrever.
* Haverá certificado de participação.
* Cada aula é dividida em três partes: na primeira parte, exposição dos conceitos; na segunda parte, perguntas dos alunos; na terceira parte, exposição dos conceitos.
* Os alunos receberão por e-mail os áudios das aulas.

Aula 1: Benedictus (ou Baruch) de Spinoza (1632-1677): Os gêneros de conhecimento, a força das paixões e a potência do intelecto.

Aula 2: Friedrich Nietzsche (1844-1900): Vontade de potência e criação de valores.

Aula 3: Henri Bergson (1859-1941): Duração, memória e impulso vital.

Aula 4: Gilles Deleuze (1925-1995): Desejo, corpo sem órgãos e devir-imperceptível.

Início: segunda-feira, 03 de Julho de 2017
Duração: 4 aulas, às segundas, de 03/07 a 24/07
Horário: das 20h às 22h
Valor: R$ 200,00

Inscrições: envie um e-mail para filosofia@amauriferreira.com e informe nome, e-mail e telefone. O pagamento é feito no local do curso, na primeira aula. Opções de pagamento: cartão de crédito/débito, cheque ou dinheiro. Vagas limitadas.

Há também opção de parcelamento em até 10x no cartão (com juros) apenas pelo site do Sympla. Para efetuar o pagamento por esta opção, clique aqui


_________________________

AMAURI FERREIRA é filósofo, escritor e professor. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia e palestras em diversos espaços culturais e instituições de ensino. É autor do livro Singularidades Criadoras. É também autor de livros e artigos sobre a filosofia de Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferreira.com

Comentários